Reconstruindo Caminhos

Reconstruindo Caminhos
Escrevo porque chove saudades no terreno das minhas lembranças e na escrita eu deságuo as minhas urgências, curo velhas feridas e engano o relógio das horas trazendo o passado para brincar de aqui e agora... Costumo dizer que no calçadão da minha memória há sempre uma saudade de prontidão à espreita de que a linguagem da emoção faça barulho dentro de mim e que, nessa hora, o sal das minhas lágrimas aumente o brilho do meu olhar e uma inquietação ponha em desalinho o baú de onde emergem as minhas lembranças, para que eu possa, finalmente, render-me à folha de papel em branco...

dezembro 05, 2009

A Luta pela Cidadania Feminina






Muito se comenta sobre o avanço que a mulher tem conseguido, na luta pela sua emancipação, em nossa sociedade. Acompanhando a história, vemos que antigamente o seu papel ficava restrito às funções domésticas e a obediência ao marido. Hoje, em pleno século XXI, celebramos grandes conquistas que beneficiam não só a nossa vida, como também, a da humanidade.

Ao enveredarmos pelos séculos passados, vamos seguir a trajetória dessa personagem feminina, que durante muito tempo foi vista por uma sociedade patriarcal, apenas como um instrumento reprodutor e propriedade do marido. Na luta para adquirir o direito de instruir-se, votar, participar ativamente da vida socioeconômica e de ocupar postos governamentais, temos como referência pessoas como: Nísia Floresta, Bertha Lutz, Betty Friedan, Simone de Beauvoir, dentre outras, cujas ideias foram decisivas para fortalecer a luta pela cidadania da mulher.

Ao lembrarmos o fatídico oito de março de 1857, em Nova York – "quando 129 operárias morreram queimadas por que ousaram reivindicar a redução da jornada de trabalho e o direito à licença-maternidade" - devemos celebrar tantas vitórias quantas sejam necessárias para que, hoje, possamos dizer com orgulho: sim, nós podemos!

Podemos, neste século XXI, continuar a luta – iniciada por essas mulheres – por uma sociedade mais justa, onde direitos e deveres se equivalham no que diz respeito à igualdade salarial, ao acesso a cargos públicos, a uma maior participação na vida política do nosso país e, principalmente, na questão do constrangimento físico ou moral. Que a Lei Maria da Penha, um marco na luta contra a violência doméstica – nesta década - seja uma conquista que possibilite a abertura de novos horizontes na tão sonhada equiparação entre os direitos do sexo masculino e feminino, pois só dessa forma, caminharemos lado a lado, com respeito e admiração, não mais homens nem mulheres e sim, cidadãos.

Sendo assim, a emancipação feminina, fruto de uma longa caminhada no curso da história e uma luta permanente em busca da igualdade, será uma celebração que virá para atender a uma justiça social que se faz premente, uma vez que, como cidadã, nós contribuímos para o progresso socioeconômico e político da nação.

4 comentários:

entremares disse...

Gostei muito daquela expressão " não homens nem mulheres, mas cidadãos."

Creio que o caminho ainda é longo. Longo é tortuoso.
Para uma sociedade justa, todos somos necessários. Para uma sociedade mais humana, todos somos necessários.

A evolução não se compadece com as lutas entre os sexos. Não é prova de inteligência existir um sexo forte e um sexo fraco.

E mesmo assim, creio que enquanto estas duas palavras ( forte e fraco ) persistirem na memória, não seremos verdadeiramente iguais.

Um óptimo fim de semana para si.
Rolando

Rolando Palma disse...

O assunto agora ... é outro.

Venho fazer o convite...

Um novo blog, há imenso tempo que sonhava com ele.
Aconteceu... e foi hoje.

http://entre2filmes.blogspot.com/

O café está fresquinho, os biscoitos em cima da mesa.

Apareçam todos... e sejam bemvindo.
À volta da fogueira.

Um abraço.
Rolando

Mírian Mondon disse...

Querida Julieta,

Passando para desejar um Feliz Natal e um 2010 de incriveis alegrias!

Aproveito para deixar o novo endereço do Café porque não quero perder voce de vista. Voce faz falta!

http://cafe-pontocom.blogspot.com/

beijos

maybe disse...

I'm appreciate your writing skill.Please keep on working hard.^^