Reconstruindo Caminhos

Reconstruindo Caminhos
Escrevo porque chove saudades no terreno das minhas lembranças e na escrita eu deságuo as minhas urgências, curo velhas feridas e engano o relógio das horas trazendo o passado para brincar de aqui e agora... Costumo dizer que no calçadão da minha memória há sempre uma saudade de prontidão à espreita de que a linguagem da emoção faça barulho dentro de mim e que, nessa hora, o sal das minhas lágrimas aumente o brilho do meu olhar e uma inquietação ponha em desalinho o baú de onde emergem as minhas lembranças, para que eu possa, finalmente, render-me à folha de papel em branco...

março 18, 2024

Prece ao Anonimato

 






Diante dos nossos olhos desenha-se um horizonte promissor. As redes sociais são um convite para que nós ascendamos ao estrelato visto que milhões de seguidores nos garantem fama, sucesso e dinheiro a partir do momento em que o nosso nome ganha projeção.

O que devemos fazer perante a tamanho desafio?

Como conciliar o orgulho, a vaidade e a presunção – que, às vezes, advém desta nova maneira de estar no mundo - com os substantivos empatia, compaixão e solidariedade que deveriam dar sentido a nossa existência?

Esta é uma escolha difícil, pois em alguns casos, somos obrigados a tomar decisões, em um curto espaço de tempo, que afetarão o nosso destino e o de quem está ao nosso redor. E, neste instante, o predomínio do ego pode ser maior do que o nosso eu mais profundo.

Então, como acomodar na estrutura de um tempo tão limitado a nossa necessidade de estar sob holofotes, de ascender socialmente e os nossos bons propósitos, àqueles que, realmente, dão sentido a nossa existência?

Foi pensando nisto e desejando que o meu ego – àquele que busca os flashes da fama a qualquer preço - não exercesse influência sobre as minhas escolhas que me sobreveio esta prece ao anonimato.

- Senhor, dai-me o anonimato quando o meu ego for maior do que o meu eu mais profundo! Que eu tenha o distanciamento necessário para entender que as minhas escolhas equivocadas vão me distanciar do verdadeiro sentido de estar no mundo!

- Senhor, dai-me o anonimato quando eu estiver na rua e o meu olhar indiferente estimular a invisibilidade do meu semelhante e quando a minha mão se ausentar, sob qualquer circunstância, daquela que está estendida em minha direção!

Senhor, dai-me o anonimato quando movida pelo orgulho, pela vaidade e pela presunção eu não lembrar de que o meu caixão não tem gavetas e de que na lápide todos nos igualamos!

Senhor, dai-me o anonimato quando movida pela ganância eu tentar atropelar o direito do outro, quando movida pela astúcia eu tentar tomar o que não é meu e quando desarvorada eu esquecer de que as pessoas vão e as coisas ficam!

Senhor, ilumina a minha consciência para que ela possa reparar todos os meus erros e dai-me o anonimato sempre que o meu desejo por vingança for maior do que o meu perdão!

Senhor, dai-me o anonimato antes que eu esqueça de que as redes sociais não refletem a luz do meu eu mais profundo e de que sete palmos de terra, um dia, vão dar abrigo ao meu corpo e me conduzir ao esquecimento!

Senhor, dai-me o anonimato! Leva-me ao ostracismo quando a aptidão com as palavras for usada para caluniar, difamar ou cometer injúria contra alguém.

Por fim, dai-me Senhor, o anonimato a partir do momento em que eu me deslumbrar diante dos holofotes da fama e esquecer quem sou, de onde vim e para onde vou
.